terça-feira, 20 de julho de 2010

Para meus amigos


Flavio Gikovate em seu texto “Amizade é mais que amor” nos fala da vivência da amizade como o prazer da companhia do outro que é tão importante quanto o que existe nas relações chamadas amorosas.

“A confiança recíproca e a cumplicidade costumam ser até maiores do que as alianças encontradas entre os que se amam. Somos mais respeitosos e menos dependentes de nossos amigos.
Qual a conclusão? Para mim, fica claro que o amor é um processo infantil que costuma se perpetuar ao longo da nossa vida adulta. A amizade é um tipo de aliança muito mais sofisticada porque não busca a fusão e sim a aproximação de duas criaturas que tenham importantes afinidades e interesses em comum. Nossa parte adulta estabelece vínculos respeitosos e ricos em intimidade, que correspondem à amizade.”

Tenho amigos de infância, de adolescência, de “envelhecência”, amigos primos, amigos irmãos.

Sou grata a cada um deles pelas conversas, nem sempre com palavras explícitas, pelas brincadeiras pela vida, pelo ombro amigo nos momentos de dor.

Sou grata aos amigos que em 1981, em um momento de dificuldades emocionais e financeiras, se cotizaram e pagaram minha mensalidade do curso de pós-graduação.

Com meus amigos  aprendi solidariedade, generosidade, cumplicidade, unir laços da amizade, dividir afetos.

Gosto muito de um texto da Martha Medeiros, “Para que serve um amigo” que embora antigo e bastante conhecido toda vez que o releio valorizo mais meus amigos.

Hoje, no dia do amigo, meu carinho para você que de alguma forma está em minha vida e minha saudade para Helena, minha maior amiga, minha incentivadora, minha mãe.

Afetuoso abraço procês.


3 comentários:

Vanessa Anacleto disse...

Belo post, Regina, perfeito para o dia.

bjs

Anônimo disse...

"Ter uma amigo é poder pensar em voz alta."
Beijos Regina, minha amiga querida... Deus te abençoe!
Doraci

Unknown disse...

Que estranho, no meu pc aparece um título e outro texto. Lá do trabalho li o texto da Flavia. Será que estou com algum problema no navegador?