quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Tsunami do Descaso Governamental




O TSUNAMI DO DESCASO GOVERNAMENTAL
A TRAGÉDIA DA REGIÃO SERRANA DO RIO

Cidadão fluminense, em pouco mais de um ano, três tragédias (Angra dos Reis, Morro do Bumba e Região Serrana) mataram quase 1.000 cidadãos fluminenses.
Querem culpar as chuvas pelas mortes, porém especialistas internacionais e nacionais que se manifestaram sobre o fato declararam que o número de mortes seria muito menor, caso o Rio de Janeiro dispusesse de um sistema de monitoramento de chuvas e de alerta para a população que fossem eficazes.
Diante do exposto nos resta questionar:
Por que o Rio de Janeiro não possui a tecnologia necessária para salvar vidas?
A tecnologia existe, outros países a utilizam, tanto que na Austrália, uma enchente muito pior vitimou apenas 20 cidadãos australianos.
O Rio é o segundo estado em arrecadação no país, nos últimos quatro anos teve total apoio do governo federal, que nunca 1nvestiu tanto no estado, portanto, dinheiro não faltou.
Tanto não faltou que o governador Sérgio Cabral gastou quase MEIO BILHÃO em propaganda política ao longo do seu governo.
Diante dessas verdades, existem indícios de que o DESCASO GOVERNAMENTAL foi um forte determinante para o gigantesco número de mortes.
É hora de AJUDAR, de PREVENIR, de INVESTIGAR e de PUNIR.
Ocorreu em Angra dos Reis, fizemos uma mobilização para AJUDAR as vítimas, mas não para PREVENIR, INVESTIGAR e PUNIR.
Ocorreu novamente no Morro do Bumba, nova mobilização para AJUDAR, mas nada para PREVENIR, INVESTIGAR e PUNIR. Novamente, estamos mobilizados somente para AJUDAR, será que repetiremos o erro?        ­
O nosso protesto é para que a RESPONSABILIDADE DOS DETENTORES DE CARGOS PÚBLICOS (governador, prefeitos, secretários de defesa civil, etc.) seja apurada, com todo rigor e isenção, opinando inclusive pelo afastamento temporário (no período da investigação) de todos para que a isenção seja garantida.
Una-se a nós, não podemos permitir que prossigamos enterrando nossos familiares e amigos, enquanto os políticos continuam saindo ilesos e impunes. Temos que responsabilizá-los, caso sejam culpados, administrativa, penal e civilmente.      
Protestaremos também na ALERJ, no Ministério Público e no Tribunal de Justiça, acompanhem nas redes sociais as datas e os horários.
MOVIMENTO CÍVICO JUNTOS SOMOS FORTES! ­

2 comentários:

Marcia disse...

Mestra,
Acredito que esse é o caminho.
Chega de pedir ajuda ao povo e os governantes só aparecem depois para falar na fúria da natureza, na tragédia acontecida.
Punição já!

José María Souza Costa disse...

Regina, boa tarde.
Passei pelo teu canteiro lendo e tornando-me solidário, com essa outra parte de "povos" sofridos, e desamparados. Aqui em São Paulo, a situação não se difere muito.É que as cameras voltaram-se para o Rio de Janeiro. Cá, também tem cidades afogados e pessoas soterradas vivas.
Estamos solidários.
Mas, estou lhe convidando a visitar o meu blogue, bem simples, por sinal.Se possivel sigamos juntos por eles. Senão fica o convite, e estarei muito grato esperando por voce, lá no meu Espaço.
fique com DEUS