quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mentes Perigosas: o Psicopata Mora ao Lado


Da série leitura imperdível:


Alguns trechos:

O psicopata sabe exatamente o que está fazendo. Ele tem um transtorno de personalidade. É um estado de ser no qual existe um excesso de razão e ausência de emoção. Ele sabe o que faz, com quem e por quê. Mas não tem empatia, a capacidade de se pôr no lugar do outro.

Como animais predadores, vampiros ou parasitas humanos, esses indivíduos sempre sugam suas presas até o último limite improvável de uso e abuso. Na matemática desprezível dos psicopatas, só existe o acréscimo  unilateral e predatório, e somente eles são os beneficiados.

A piedade e a generosidade das pessoas boas podem se transformar em uma folha de papel em branco assinada nas mãos de um psicopata.
Quando sentimos pena, estamos vulneráveis emocionalmente, e é essa a maior arma que os psicopatas podem usar contra nós.

Para os psicopatas, as outras pessoas são meros objetos ou coisas, que devem ser usados sempre que necessários para a satisfação do seu bel-prazer.

Um psicopata, quando “perde o controle”, sabe exatamente até onde ele quer ir, no sentido de magoar, amedrontar ou machucar uma pessoa.

Os psicopatas não vão ao trabalho, vão à caça.

Os psicopatas são seres sem “coração mental”.
Seus cérebros são gelados.

Não negocie com o mal. Jamais concorde, seja por pena, chantagem ou por qualquer outro motivo, em ajudar um psicopata a ocultar seu verdadeiro caráter.

É mais sensatos falarmos em ajuda e tratamento para as vítimas dos psicopatas do que para eles mesmos.

A luta contra a psicopatia é a luta pelo que há de mais humano em cada um de nós.

Ana Beatriz Barbosa Silva, Mentes Perigosas: o Psicopata Mora ao Lado. Editora Fontanar


Um comentário:

Ariadne disse...

Muito interessante esse artigo, Rê! O pior é que é assim mesmo, sempre se fazem de vítimas para enredarem as pessoas em suas teias macabras... Adorei, amiga! Um beijo, querida!