segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tremendo nos Nervos




O Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro convida para o desfile do Bloco “Tremendo nos Nervos”, a realizar-se no dia 03 de fevereiro de 2010, no horário de 14 às 18 horas, na Praça da Harmonia, Bairro da Saúde.


Esclarecemos que o CPRJ atende a população residente na região Ap.1 e Ap.3.1 na área de saúde mental.


A Unidade tem como objetivo coordenar a articulação entre a atenção à crise e assistência necessária ao processo de ressocialização da população atendida, de forma ágil, com atendimento humanizado, resolutivo e integrado aos demais serviços internos no CPRJ e aos da rede de atenção à saúde mental.


Buscamos com inovações deste serviço, romper barreiras, acolhendo estas pessoas de forma humanizada, compreendendo fundamentalmente o sentido do “cuidado”.


Inserimos novas equipes constituídas por Musicoterapeutas, Psicólogos, Arte-terapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Recreadores, Dançarina, etc. que através de atividades nas oficinas modificam o ambiente e o sentido dado aquele momento, contribuindo mais uma vez na humanização de atenção à crise.


É no Hospital-Dia Harmonia que se desenvolve o projeto de atendimento a população com transtorno mental e que se encontra em situação de rua.


O uso de arte tem sido um dos traços fundamentais desse processo que vem se desenvolvendo nas oficinas de pintura, de artesanato, carnaval, de música, de teatro, de poesia, de culinária, de informática, restauração de móveis e estas sendo utilizadas de forma a permitir a expressão de todos os envolvidos no projeto do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro.


Dentro deste espírito criamos um trabalho onde o samba é o protagonista, organizamos o Bloco Tremendo dos Nervos que é formado por usuários, técnicos e familiares do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro.


A experiência surgiu no ano de 2005, como uma forma de expressão que proporcionasse um encontro entre os espaços da Instituição e o da comunidade ao redor, entre diversas experiências sócio-culturais, acolhendo as diferentes possibilidades de sentirem-se criativos e protagonistas de suas criações.


Trabalho fundamental na reabilitação psicossocial dos pacientes portadores de transtornos psiquiátricos.

Telma Rangel – Gerente de RH/ CPRJ –2332.5683

3 comentários:

Gisa disse...

Oi Regina estou de volta.
Engraçado que moro no Rio a tanto tempo e não sabia desse bloco acredita ?
Muito bom saber que estes tipos de projetos existem e com certeza fterá sempre um grande retorno.

bjao

Amaris disse...

Re, voce sempre informando e trazendo sabedoria pra gente...
Beijo, amiga...
Damáris

Max disse...

Caso esteja no Rio vou conhecer o bloco.
Já asssisti uma apresentação do grupo musical de lá e fiquei encantado.