quinta-feira, 3 de março de 2011

Para Cris

Foto minha


Cris,
Um dia conversava com minha filha, bem pequenina, sobre solidariedade.
A solidariedade não se ensina em livros, se ensina em comportamentos, mas mesmo assim li para ela uma historinha que transcrevo abaixo:

AJUDANDO A CHORAR
A menina chegou em casa atrasada para o jantar.
Sua mãe tentava acalmar o nervoso pai enquanto pedia explicações sobre o que havia acontecido.
A menina respondeu que tinha parado para ajudar Janie, sua amiga, porque ela tinha levado um tombo e sua bicicleta tinha se quebrado.
- "E desde quando você sabe consertar bicicletas?" Perguntou a mãe.
- "Eu não sei consertar bicicletas!" Disse a menina.
- "Eu só parei para ajudá-la a chorar".
Não muitos de nós sabemos consertar bicicletas.
E quando nossos amigos caíram e quebraram, não as suas bicicletas mas suas vidas, poucas vezes tivemos capacidade para conserta-la.
Não podemos simplesmente consertar a vida de outra pessoa, embora isso seja o que nós gostaríamos de fazer.
Mas como a menina, nós podemos parar para lhes ajudar a chorar.
Se isso é o melhor que nós podemos fazer...
E isso é muito!
Texto de Murray Lancaster, tradução de Sergio Barros.

Eu não sei consertar bicicletas nem tão pouco aprendi a andar, meu pai nunca pode me dar uma, mas me deixou valores e um deles é o da solidariedade.
Meu abraço carinhoso,
Regina Coeli Carvalho

Nenhum comentário: