sábado, 22 de agosto de 2009

Lamento calado....

Dia de uma criada de servir

e seu lamento calado


I

- Maria!

- Minha senhora?

- O banho está arranjado?

Quero a casa toda limpa!

E o almoço aprontado!


Lamento:

“Levantei-me ainda

noite

sono – solto – amordaçado...”


II

-Maria!

-Minha senhora?

-Quero o vestido passado!

A mesa que esteja posta!

E o menino lavado!


Lamento:

“Desde as cinco da manhã

que não respiro

não paro...”


III

-Maria!

-Minha senhora?

-Sirva o café

Escove os fatos!

Trate as pratas!

Lave a loiça!

Limpe o chão que está molhado!


Lamento:

“Desde as cinco da manhã

Que escovo – limpo

Que lavo...”


IV

-Maria!

-Minha senhora?

-O menino está lanchado?

Vá começando o jantar!
Quero este fato engomado!


Lamento:

“Desde as cinco da manhã

que não me sento

nem falo...”


V

-Maria!

-Minha senhora?

-Depressa dê-me o casaco!

Esteja a pé quando eu voltar!
E o menino deitado!


Lamento:

“Desde as cinco da manhã

que obedeço

e me calo...”

Maria Teresa Horta, In Poesia Completa – Vol. 2 , Litexa - Portugal

Nenhum comentário: