quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Design Formaturas – sinônimo de incompetência


Gostaria de registrar meu descontentamento com a falta de respeito com os formandos e seus familiares, conforme relato abaixo:
A empresa Design Formaturas foi contratada pelo grupo de formandos em Comunicação Social 2007-1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro para prestação de serviços referente à colação de grau realizada em 03 de Dezembro do corrente.
No dia 29 de agosto foi feita a foto individual e de grupo dos formandos para confecção dos convites, compromisso que minha filha não pode comparecer por estar se apresentando no Festival de Esquetes em Cabo Frio, sabedora de que não constaria na foto do grupo.
Posteriormente foi feito um contato com a empresa para que fosse marcada uma nova data para a foto individual.
Recebeu o comunicado que fariam fotos de outros grupos e que ela comparecesse no dia 6 de novembro às 14h na Câmara Municipal dos Vereadores. Chegando ao lugar e horário marcados lá não encontrou ninguém, o compromisso havia sido transferido para a manhã do mesmo dia sem que ela tivesse sido avisada. Assim, teve que se programar novamente para outra tentativa no dia seguinte. Sem conseguir contatar alguém da empresa que pudesse confirmar o horário, compareceu na FIOCRUZ no dia 7 de novembro às 8h. Com sorte, fez sua foto individual – pois o grupo que faria a foto naquele dia tinha cancelado a foto em grupo, mas a equipe de fotografia comparecera ao local, pois não havia sido informada com antecedência pela própria empresa a respeito do desfalque. Lá, foi informada de que deveria entrar em contato com a Sra. Ana Paula, da equipe de foto, para confirmar que estivera na FIOCRUZ para fotografar. No dia seguinte, o fez.
No dia 23 de novembro, ao receber os convites, não recebeu como os outros a plaquinha individual que consta no contrato. Explicou novamente a situação à menina que distribuía os convites e esta anotou as informações da formanda para regularizar a situação e providenciar foto e placa.
Dia da formatura, adentramos ao salão de recepção – onde faziam fotos extras, para posterior cobrança – local onde estavam expostos cavaletes com cartolina e a foto do formando para que seus amigos e familiares escrevessem suas dedicatórias. Fomos de imediato avisados pelos amigos de minha filha que seu cavalete com foto não estava no local.
Procurei uma pessoa que acompanhava os fotógrafos a fim de que me informasse quem era o responsável pelo evento. Sua resposta foi de que não sabia se tinha alguém lá, mas iria averiguar. Após um tempo, procurei-a novamente tendo como resposta que a responsável estava “se arrumando” e depois iria me procurar. Pelo tempo decorrido, pensei até que a moça estava se arrumando para casar. “Responsável” encontrado, questionei o porquê da foto da minha filha não constar no cavalete junto com os demais. A “responsável” proferiu a seguinte pérola: “Infelizmente, a desorganização teve algumas falhas”, ao que retruquei: “a organização teve muitas falhas, a desorganização muitos excessos”.
Solicitei que pelo menos fosse colocado um cavalete com uma cartolina em branco a fim de que seus familiares pudessem deixar uma mensagem.  Depois de alguma insistência, por parte da comissão de formatura, o cavalete foi colocado com uma folha rasgada na lateral, conforme foto tirada no local e em meu poder.
Nesse ínterim a fotografaram e quando os convidados já estavam se posicionando no auditório a foto foi colada, diferente das dos demais.
Todos os formandos receberam um envelope com sua foto individual, mais uma vez, outra falha constatada, a minha filha não recebeu. Quando perguntou por que sua foto não estava junto com os demais, foi informada que procurasse a empresa e fosse pegar lá. O mínimo que a empresa deve fazer é entregar no meu endereço, já que a falha foi deles.
Outra falha: os formandos recebiam um “kit festivo” para o momento da colação, o número não foi suficiente para todos.  Que organização é essa? Havia um nº certo de formandos, poderia sobrar, nunca faltar.
Felizmente a apresentação do evento foi feita pelos formandos e desta forma a cerimônia se tornou agradável e divertida.
Ressalto também dois momentos desagradáveis ocorridos na cerimônia que não são condizentes com uma empresa que se presta a organizar um evento.
1-      Uma aluna ao ser chamada para receber seu diploma, tinha como fundo musical a canção “Coisinha do pai”, que acredito estar relacionada  com sua relação afetiva com seu pai. Momento que o pai emocionado, correu e subiu as escadas para abraçar sua filha. Imediatamente, dois seguranças truculentos o retiraram dali como se o senhor fosse um criminoso.
2-      Momento de homenagem aos ausentes – Enquanto a aluna fazia uma homenagem emocionada aos ausentes, as recepcionistas começam a distribuir taças de champanhe(?) para os formandos, tirando toda a concentração da homenagem.

Gostaria de um pronunciamento da empresa sobre o que devo fazer. Susto os dois cheques referentes aos boletos de dezembro e janeiro? Faço uma reclamação junto ao Juizado de pequenas causas? Pedidos de desculpas, na altura dos acontecimentos não serão aceitos. O momento passou!
Lembrando o velho ditado: “Quem não tem competência, não se estabelece”, sugiro a Design Formaturas que procure o SEBRAE que oferece excelentes cursos e dicas sobre organização de eventos.
De minha parte não contrataria essa empresa nem para organizar a festa junina do meu prédio.
Minha indignação,
Regina Coeli de Jesus de Carvalho,
mãe da formanda Anna Clara de Jesus de Carvalho.

*Reclamação feita hoje através do site Reclame Aqui
 
Comentário feito hoje, 29 de Agosto de 2012, pela Anna Clara no site Reclame Aqui:

 "É a presente para comunicar a quem interessar, que mediante acordo celebrado na Justiça (10º Juizado Especial Cível), em razão de ação proposta pela Reclamante, a empresa pagou a importância de R$ 1.950,00 a título de indenização, como compensação pelos problemas ocorridos por ocasião da formatura"

14 comentários:

Mimi disse...

Que vergonha!!!!
Creio, no meu pequeno entendimento, que vc deve mesmo é entrar com uma ação de danos morais que dependendo do valor, poderá ser ajuizada no juizado especial cível competente ( valores até 40 salários mínimos).
Consulte um advogado e faça com que esses incompetentes tenham despesas.
Fico muito triste...
Uma formatura... Sonhos de menina que lutou por ideais...
Vergonha!!!!
Beijos e minha solidariedade!

Mimi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jana Arruda disse...

Vergonha! Vergonha!
Isso sim resume td essa situação!
Como uma empresa q se presta a organizar eventos, tem essa "organização"...
Realmente, acho q não há outra alternativa q não uma ação de danos morais!
Com carinho, amizade e solidariedade.

Marcio JR disse...

Realmente, Regina. Um pedido de desculpas, a esta altura, seria pura hipocrisia.

Dependendo do curso, uma pessoa pode passar 5 anos numa faculdade, e justamente no dia em que deveria iniciar a colheita das glórias de tanto esforço e sofrimento, um bando de incompetentes como esse vem e estraga tudo.

É incompreensivel como existem safados neste nosso país. E o pior, nada é feito quanto a eles. Se estivéssemos num país sério, isto seria caso de polícia e justiça.

Transmita à Clara a minha indignação, mas também meus parabéns pela colagem de grau.

E como disse a Mimi, VERGONHA!!!

Meu carinho a ti e à familia, Regina.

Marcio

Lisete de Silvio disse...

Parece que o Código de Defesa do Consumidor foi revogado e ninguém fez a publicação oficial!
Olha, vc pode ir ao JEC, mas....não boto muita fé. No máximo, sai acordo. Ao menos em Sampa eles forçam o autor, o máximo que podem, a um acordo. Querem desafogar o Judiciário, há metas a serem cumpridas etc etc
No entanto, tb custa nada.
Prefiro mandar sucintas cartas para as colunas apropriadas a esse tipo de queixa que muitos jornais mantém. Se tiver a sorte de eles publicarem, as empresas, rapidamente, costumam se manifestar. Pode exigir um desconto no preço, por ex.
Sustar o cheque já me parece mais complicado. A famosa tese da "desavença comercial" não prevalece e a pessoa acaba sendo protestada.

Divulgue onde puder.

Isso é Brasil !

Que raiva.

Beijos nas duas.

Lisete de Silvio disse...

Parece que o Código de Defesa do Consumidor foi revogado e ninguém fez a publicação oficial!
Olha, vc pode ir ao JEC, mas....não boto muita fé. No máximo, sai acordo. Ao menos em Sampa eles forçam o autor, o máximo que podem, a um acordo. Querem desafogar o Judiciário, há metas a serem cumpridas etc etc
No entanto, tb custa nada.
Prefiro mandar sucintas cartas para as colunas apropriadas a esse tipo de queixa que muitos jornais mantém. Se tiver a sorte de eles publicarem, as empresas, rapidamente, costumam se manifestar. Pode exigir um desconto no preço, por ex.
Sustar o cheque já me parece mais complicado. A famosa tese da "desavença comercial" não prevalece e a pessoa acaba sendo protestada.

Divulgue onde puder.

Isso é Brasil !

Que raiva.

Beijos nas duas.

Juli Lima disse...

Bom dia! Imagino o constrangimento e a indiganção! Consulte um advogado! Escreva para a imprensa! Não pode devolver o momentom para Clara, mas evitará que outras Clars sofram a mesma frustração. Parabéns Clara por mais esta CONQUISTA! SUCESSO na caminhada profissional!

Juli Lima disse...

Bom dia! Imagino o constrangimento e a indignação! Consulte um advogado! Escreva para a imprensa! Não pode devolver "o momento" para Clara, mas evitará que outras Claras sofram a mesma frustração. Parabéns, Clara, por mais esta CONQUISTA! SUCESSO na caminhada profissional!

Anônimo disse...

Uma vergonha, essa Empresa. Minha amiga, entre com uma Açao de danos morais. Adote todas as providencias de reparo judicial, pois a empresa nao tem competencia para atender ao mercado. Deveria fechar as portas para se qualificar junto ao SEBRAE. Estou sloidario com vc, amiga. Um abraço.

Max disse...

Amiga,
Solidário a você e a Clara.
O que se mais vê atualmente é alguém esperto tomando dinheiro dos incautos.
Eu já estaria me preparando para uma ação contra eles.
Aconselho que você faça o mesmo.
Colocar uma responsável que não sabe nem falar já é sinal do nível da empresa.
Abraço meu.

Mimi disse...

Querida,
Creio que a Lisete tem razão mas, em relação ao JEC de SP.Muitas causas, causam isso que ela fala!rs,rs,rs.
Pelas notícias que aqui chegam, a justiça no RJ em geral está muito, muito melhor no atendimento.
Vá às pequenas causas, sim!
Peça dano moral, sim!
A única coisa que afeta gente como essa, da design(minúscula empresa), é mexer no bolso dos "farabutos".
Botar a boca no trombone é bom! Mas eles precisam sentir(e é no bolso) o mal que causaram!!!!
Estou aqui para o que vcs precisarem!
Beijos indignados!

Leonel Pereira disse...

Que sirva de exemplo para os futuros formandos. Não se iludam com vídeos e propagandas. Pesquisem no Google sobrea empresa, pesquisem com colegas que tenham se formado em anos anteriores.
Essa empresa, pelo visto, já é useira e vezeira em incompetência.

Marcia disse...

Professora,
Sugiro que o grupo dos lesados se reuna e entrem com uma ação coletiva.
Vergonha!
Minha solidariedade a vocês.
Abs.

renata disse...

oi Regina o dono dessa design formaturas e muito safado,ele é q manda os funcionários serem assim ele não tá nem ai essa empresa ta vivendo do tempo q tem,os serviços é horrivel teve coisa muito pior do q aconteceu com sua filha no reclame aqui ele chegou a ter quase 20 reclamações mas ele liga para um por um se fraz de soitado oferece álbum grátis, e depois fica ligando mais de mil vezes para esses,implorando para ligar para o reclame aqui e exigir q tire a reclamação para ele não basta constar lá como resolvido,só que essas pessoas deviam ser cidadãos e querer ajudar ao próximo em não retirar para q outros possam ver e saber o constrangimento q ela e sua familia podem passar ao fechar contrato com essa empresa na hora da tão sonhada formatura.