quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Carta Aberta

Imagem: http://andrefm.blogspot.com/

Desde de nova aprendi com meu avô e com meu pai que política, futebol e religião são assuntos que não se discutem. Cada um tem sua opinião e, quase sempre, um tenta impor a sua como a mais certa de todas.


Meus amigos me conhecem como uma pessoa extrovertida, falo besteira, estou sempre rindo ou contando uma piada e me ver de mal humor é "privilégio" de poucos. Sempre levei a vida na brincadeira, meus problemas sempre são resolvidos com uma risada histérica, daquelas que me deixam sem ar e com lágrimas nos olhos.


Acho que nunca discuti "A crise econômica mundial" em uma rodada de chopp e nunca enfrentei discussões como " A saúde pública no Brasil", esses assuntos sempre estragam aquela "Zeca-hora" sagrada de sexta-feira.


Isso não quer dizer que não me interesse pelo assunto ou não tenha uma opinião sobre eles, mas eu simplesmente tomo minhas ações em vez de discuti-las.


Aqui estou. E vou falar de política.

Cheguei em casa hoje, depois de mais um dia de trabalho, e meu pai (aquele me ensinou sobre não discutir política....) me recebe com um beijo e com um tom de indignação na voz:


- Minha filha, dia 27/10, segunda-feira, vai ser feriado estadual!


Ainda com a música que ouvia no meu mp3 ressoando pelo meu ouvido eu olho pro meu velho sem conseguir entender o que ele estava dizendo. E foi dada a largada pro meus poucos momentos de mal humor.


Dia 26/10, a pedido da atriz grávida Lavinia Vlasack - olha a piada de novo...- , estaremos votando naquele que acreditamos que queremos para Prefeito da nossa cidade sem solução. Sem solução e povoada com jovens que trocariam qualquer coisa por um final de semana prolongado em Cabo Frio ou Búzios.


Mas o que isso tem a ver com política?


Nós, os jovens, somos a maioria dos eleitores do candidato Fernando Gabeira, nós somos aqueles que podem fazer a mudança e ter a oportunidade de dar poder pra alguém que pode mudar alguma coisa. Acredito que, pelo menos, Fernando Gabeira seja alguém fora daquele círculo vicioso de políticos que estão sempre interligados, saindo e entrando no Governo através de toda aquela lenga-lenga que a gente já conhece (A filha do ex Governador menininho, por exemplo...).


Tendo isso em mente, é importante lembrar que a rapaziada "cara-pintada" da época do Collor já cresceu e, infelizmente, não deixou seguidores para os dias de hoje.


"Po**a, Bianca! O que você quer dizer com isso??"


Eu quero dizer que, baseado nesse fato, o Governo do Estado do Rio de Janeiro meteu a proposta de um feriadão na segunda-feira após a eleição, já imaginando que a galera carioca, swing sangue-bom e altamente manipulável, prefira passar no mercado, carregar o carro de cerveja e seguir para a Região dos Lagos. "Ah, a gente pode justificar depois!" Queria ver alguém ter coragem de colocar no formulário que não votou por motivos de coma alcoólico.


Eu não estou grávida e nem sou a atriz, mas venho pedir para vocês meus amigos, jovens ou não, que votem! Eu voto no Gabeira, de peito aberto, sem preconceitos babacas e nem vergonha da minha decisão.Essa proposta do Governo do Estado só deixa mais claro pra mim que a minha decisão é correta, que quem não deve não teme e de que a "panelinha" de políticos tem medo de mudança, de perder o (des)controle da situação.
Mas, sem se importar com a minha opinião sobre os candidatos, vote. Vote com certeza da sua decisão, vote com certeza de que a sua opinião é a certa, mas vote! Faça a diferença.

Dizem que o carioca não gosta de sinal fechado, mas é porque a gente tem medo de ser assaltado e eu tenho certeza de que a Região dos Lagos pode me esperar até o ano novo.

Bianca Pereira, 22 de Outubro de 2008.

No seu perfil do Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=10746878908949068939



Um comentário:

osátiro disse...

Concordo: deve-se votar!
Eu estou em Portugal, mas por acaso tenho acompanhado um pouco as eleições no Brasil.
E acha que o dever cívico se deve cumprir.