sábado, 23 de maio de 2009

Cadernos de João

Imagem: daqui

Recebi de volta um livro que estava emprestado há anos: Cadernos de João.

Estou relendo-o e redescobrindo-o.


Homem em preparativos

Ando sempre em preparativos.

Acumulo material, encomendo peças. Junto o necessário. Tomo todas as providências. E trato também da ornamentação.

Com isso, vou-me distraindo. Troco coisas e idéias. Alguns me ajudam,

servem-se também de mim. E todos assim nos distraímos nesses preparativos.

Mas com que seriedade! Com que paixão!

Nos momentos de intervalo, construímos cidade, casamos, discutimos,

entramos na guerra.

Preparamo-nos todos para qualquer coisa que ainda não aconteceu. Há

dezenas de anos tem sido assim, Há milhares de anos...

adoro os detalhes que aliviam o peso do conjunto. O que me atrapalha, porém, não é tanto o tempo perdido na escolha do material – isso até me preenche as horas – o que me atrapalha é a rapidez com que as coisas se deterioram.

Às vezes recebo intimações para acabar depressa. Mas desconfio e faço cera. Acabar depressa, o quê?

Saio então a ver se encontro qualquer coisa que seja bem difícil de achar – acontecimento ou mulher.

Meu medo é a interrupção dessa busca por colapso de entusiasmo ou pela aparição fácil do objeto.

Procuro sempre...Procuro sem remitência. Invento novas dificuldades.

Adoro os obstáculos...

Vivo assim amontoando, renovando, corrigindo, experimentando, caindo e me aprumando.

Assim não chegará jamais o dia da minha inauguração. Pois o meu pavor é a viagem concluída, a coisa acabada...

O meu pavor é a estátua de pedra, o feixe de ossos gelando na chuva ou debaixo da terra.

....enquanto vocês aí fora continuam procurando, procurando...

Não. Nunca serei inaugurado.

Aníbal Machado, In Cadernos de João

Nenhum comentário: