sexta-feira, 25 de abril de 2008


Foto: Anna Clara Carvalho

"Pensamentos, como cabelos, também acordam despenteados."

(Caio Fernando Abreu, Pequenas Epifanias, Lição para pentear pensamentos matinais)

Meus pensamentos amanheceram desgrenhados após ler essa reportagem:

DO_MAL.COM

Juliana Tiraboschi


Nas últimas semanas, fui uma jovem deprimida à beira do suicídio. Também fui um pedófilo buscando pornografia infantil, uma menina ingênua assediada por homens mais velhos em chats e uma garota anoréxica procurando dicas para emagrecer. Não, leitor, não estou sofrendo de múltipla personalidade. Esses personagens fictícios me acompanharam durante uma investigação sobre o que acontece de pior nas redes de relacionamento da internet.

Ninguém nega que sites como Orkut, Myspace e Facebook, além de fóruns e listas de discussão, são ferramentas sensacionais de comunicação. Mas há quem use esses sites para aprender a construir bombas e violar mercadorias. Para disseminar intolerância e violência. Ou incentivar comportamentos perigosos como anorexia e suicídio. A facilidade para discutir em grupo coisas sombrias levanta uma questão: onde termina a liberdade de expressão e onde começa o crime? Além da lei, outra questão: o que fazer?

(....) Leia a reportagem na íntegra:

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG82628-7855-201,00-DOMALCOM.html

Onde estão os valores éticos?

Um comentário:

Maria Thereza Freire disse...

Olá Regina...
juliana fez uma repostagem e tanto quando fala desse assunto. A pergunta então? quase nos faz calar. "Onde estãos os Valores éticos!?"
é uma pena que tenhamos que nos deparar, todos os dias, com pessoas que fazem questão de se mostrar totalmente des-Valorizados. Veja a mãe que permitiuque o filho menos dirigisse e atropelasse uma pessoa. E ainda jura ao delegado que o filho não dirigia!!!
que tipo de valores esse garoto terá quando adulto se, desde já, aprende que o certo e transgredir leis e ser ante-ético fazendo uso de mentira e deboche?
A internet tem feito muito por muita gente mas, infelizmente tem ajudado , também, a prejudicar, disceminar e fazer apologia a tudo que diz respeito a desrespeitar o SER. Como mudar isso? Não sabemos até onde o SER pode ir. Só podemos rezar e ter forças para estar sempre tentando modificar o pensamento daqueles que apenas querem tirar proveito, seja lá de quem for e como for!!
Muito bom Rê...adorei!
Beijos